Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA

Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Fotografia de ExteriorEscola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Fotografia de InterioresEscola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Fotografia de Interiores, Viga, PilarEscola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Fotografia de InterioresEscola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Mais Imagens+ 14

Los Sauces, Chile
  • Arquitetos: Rodrigo Duque Motta, Cristian Larrain, Matias Madsen
  • Equipe De Projeto: Francois Julian, Alessandra de Lisio, Nicoló Zingoni
  • Cidade: Los Sauces
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Fotografia de Exterior, Floresta
© Pablo Casals Aguirre
Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Imagem 13 de 19
Implantação
Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Fotografia de Exterior
© Pablo Casals Aguirre

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Pivadenco faz parte do projeto Escolas Rurais da Araucanía, uma iniciativa do Ministério da Educação que, por meio de concursos de arquitetura, propunha o desenvolvimento de 8 pequenas escolas em áreas rurais desta região, a mais pobre do Chile, com uma alta porcentagem de população Mapuche, e um conflito histórico não resolvido que se agrava. Nossos escritórios desenvolveram quatro escolas, duas na comuna de Los Sauces e duas na comuna de Melipeuco, territórios com comunidades diversas que requeriam escolas com uma proposta intercultural. Nestes territórios rurais dispersos, a escola é o centro da vida comunitária.

Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Fotografia de Exterior, Floresta
© Pablo Casals Aguirre
Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Imagem 14 de 19
Isométrica
Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Fotografia de Exterior
© Pablo Casals Aguirre

Com base nisso, buscou-se definir uma estratégia comum para as quatro escolas, baseada em entender o edifício não apenas como um centro educativo, mas também como o centro social de um território. Para potencializar esta ideia, reuniram-se em um espaço único todos os programas de uso comum e lazer propostos nos requisitos do Ministério, a cantina, as circulações, o hall de acesso e o pátio coberto.

Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Fotografia de Exterior
© Pablo Casals Aguirre
Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Imagem 15 de 19
Planta
Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Fotografia de Interiores
© Pablo Casals Aguirre

Assim, criou-se um espaço hierárquico, capaz de ordenar os demais recintos, vincular-se com o exterior e adaptar-se para acolher diferentes atividades educativas e sociais. Além disso, para alcançar uma maior adaptabilidade e fluidez, buscou-se diluir os limites entre este espaço central e as salas de aula por meio de portões de correr que permitem integração e flexibilidade de uso. 

Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Pablo Casals Aguirre
Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Imagem 16 de 19
Corte A-A
Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Imagem 18 de 19
Elevação
Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Fotografia de Interiores, Viga
© Pablo Casals Aguirre
Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Imagem 17 de 19
Elevação

Em termos formais, o edifício associa-se à imagem dos antigos galpões produtivos da região e a seus materiais, mas a partir de uma perspectiva contemporânea, utilizando revestimentos metálicos, estruturas de madeira e pedra vulcânica do lugar. Seu posicionamento busca ordenar o terreno, dispondo em seu entorno 3 zonas com diferentes usos: uma praça pública de acesso, que acentua a ideia de abertura para a comunidade e permita a realização de eventos e reuniões; uma zona de jogo e esporte para as crianças; e uma zona educativa complementar com flora nativa, frutíferas e hortas.

Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Fotografia de Interiores, Viga
© Pablo Casals Aguirre

Por último, buscando eficiência energética e conforto térmico para a escola, define-se que o espaço central também atua como termorregulador do edifício no inverno e verão, mediante 3 elementos: i) claraboias que captam luz natural indireta do norte no verão e insolação direta no inverno para recolher temperatura, ii) muros de concreto como massa térmica que absorve este calor nas horas de insolação e o libera durante o resto do dia, e iii) um sistema de ventilação cruzada que permite reduzir ostensivamente a temperatura interior no verão.  

Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Fotografia de Interiores
© Pablo Casals Aguirre
Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Imagem 19 de 19
Régua
Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA - Fotografia de Interiores, Armário, Viga
© Pablo Casals Aguirre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Los Sauces, Araucanía, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Escola Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA" [Escuela Rural Pivadenco / Duque Motta & AA + MAPAA] 12 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002073/escola-rural-pivadenco-duque-motta-and-aa-plus-mapaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.